Ler é saber

   
Educação Literária (metas curriculares)







A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela família da criança na formação do gosto pela leitura e de hábitos de leitura.
  A família é o lugar privilegiado para a criança despertar para o interesse pela leitura. Nos primeiros anos de vida da criança, o livro deve fazer parte do seu mundo, como mais um brinquedo ou como mais um jogo, fazendo a criança descobertas sucessivas e enriquecedoras em redor do livro, com o auxílio dos adultos.


  Podemos afirmar que o gosto de ler e a aquisição de hábitos de leitura, por parte das crianças, resultam de uma educação com início nos primeiros anos de vida, dentro do seu ambiente familiar. A promoção do gosto pela leitura e a aquisição de hábitos de leitura é um processo contínuo, que começa na família, mas que deve ser reforçado assim que a criança faz a sua entrada na educação pré-escolar e ao longo de toda a sua escolaridade.

  A família deve ainda colaborar ativamente e assiduamente com o professor , nas atividades promovidas para estimular o gosto pela leitura, cooperando num trabalho que se quer conjunto. O conhecimento dos objetivos e das actividades, realizadas pela criança na escola, é importante para que a família colabore nas práticas de literacia e na formação do gosto pela leitura na criança. Por outro lado, o professor tem como função  ajudar a família na descoberta dos livros mais adequados ao nível etário das crianças, levando os pais a adquiri-los e a lê-los em casa com os seus filhos. 



                                                                                                                         Adaptado de "O papel da família na formação de crianças leitoras",
de Ângela Balça, Centro de Investigação em Educação e Psicologia


Deixamos aqui algumas sugestões de leitura para que pais, crianças, professores e educadores possam desfrutar de muitos e muitos livros infantis de qualidade. 

A todos desejamos boas leituras!









1 comentário:

  1. Já li:"A girafa que comia estrelas"(tenho o livro),"O circo das palavras voadoras","O sapo apaixonado" e "O segredo do rio"!!!Adori estas obras literárias e espero que quem as ler também as adore.

    ResponderEliminar